Como criar e vincular o ORCID

01-06-2022

O ORCID é um código digital similar a um CPF que tem a finalidade de identificar e individualizar pesquisadores e seus respectivos trabalhos. Existem vários tipos de identificadores digitais para pesquisadores, mas o ORCID tem uma vantagem sobre todos eles: ele é um registro único central que integra os demais, além de proporcionar visibilidade internacional aos trabalhos realizados pelo pesquisador.

O código de identificação registra em local único todas as suas publicações e garante que seus trabalhos sejam automaticamente atualizados e reconhecidos no mundo todo, resolvendo problemas de ambiguidade, a confusão entre homônimos, atribuição errônea de autoria ou dissociação em função de nomes abreviados, por exemplo.

Além disso, a ferramenta também funciona como uma “rede social” em que os pesquisadores podem localizar informações sobre suas áreas de atuação e o progresso de pesquisas relacionadas com objetos similares.

O registro é gratuito, a instituição responsável não tem fins lucrativos e nem vinculação com qualquer editora. Cabe ressaltar que a CAPES, por meio do consórcio CONECTI, já iniciou a integração do ORCID com a Plataforma Lattes (CNPq) e os demais sistemas de avaliação, assim, a UFRA recomenda que todos os seus pesquisadores façam cadastro e uso da ferramenta.

A seguir, uma série de vídeos com tutoriais e informações pertinentes:

Vídeo: ORCID, conhece?

Vídeo: Conectando o ORCID com a Plataforma Sucupira e Currículo Lattes.

Vídeo: Orcid para o Lattes, como linkar os dois?

Vídeo: Como criar o ORCID e vincular ao Lattes.

Vídeo: Video tutorial - ORCID e ResearcherID.