PROPOSTA DE UM PLANO DE AÇÃO PARA GESTÃO DO PARQUE ESTADUAL MARINHO DO PARCEL DE MANUEL LUÍS- CURURUPU-MARANHÃO-BRASIL

Autores

  • Shirley Amélia da Silva Leão Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão- SEMA-MA
  • Zairon Marcel de Matos Garcês Ecos de Gaia
  • Mayra Cristina Prado de Moraes SENAC São Paulo- Unidade Rio Claro

Palavras-chave:

Plano de ação, Áreas protegidas, Ecossistema marinho, Metas de Aichi

Resumo

Este trabalho consiste de um plano de ação direcionado para a gestão do Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, Unidade de Conservação (UC) estadual emblemática na Costa Norte brasileira, relevante do ponto de vista da conservação da biodiversidade marinha no país. Nesse sentido, foram propostas uma matriz de atividades para a gerência do parque mencionado, construída com base em três eixos norteadores coerentes com sua natureza essencialmente sub-aquática, representando diretrizes eficazes para o preenchimento de lacunas deixadas pelo poder público, no sentido da implementação de políticas de administração desta UC, reconhecida mundialmente pelos serviços ambientais que presta ao ecossistema marinho brasileiro.

Biografia do Autor

Shirley Amélia da Silva Leão, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão- SEMA-MA

Graduada em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA-2006), Mestre em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos do Programa de Pós-graduação em Biologia Ambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA-2009). Atualmente é Analista Ambiental da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão. Atua principalmente nos seguintes temas: Manejo e conservação de Áreas Protegidas, Manejo e conservação de recursos pesqueiros costeiros e estuarinos, Estatística Pesqueira e Pesca artesanal na Costa Norte do Brasil.

Zairon Marcel de Matos Garcês, Ecos de Gaia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Foi bolsista - Laboratório de Herpetologia e Ecologia Aplicada e gerente de decisões - MUTUAL - Empresa Júnior de Biologia. Sócio-fundador e analista do Instituto Ecos de Gaia que realiza trabalhos técnicos na área ambiental, bem como elabora e executa projetos ambientais no Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, estatística, herpetologia, ornitologia e estrutura populacional. Assim como, na gestão de áreas protegidas junto ao órgão Estadual de Meio Ambiente do Maranhão

Mayra Cristina Prado de Moraes, SENAC São Paulo- Unidade Rio Claro

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Mestre em "Sustentabilidade na Gestão Ambiental" pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCcar) e Doutora em Ciências Ambientais pela UFSCar. Atualmente é perita judicial em processos ambientais nas diversas varas da Justiça Estadual e Federal de São Paulo. É docente em cursos profissionalizantes na área de Meio Ambiente do SENAC São Paulo- Unidade Rio Claro. Atua também como assistente técnica e consultora na área ambiental. Possui experiência nas áreas de impactos ambientais, ecologia de paisagens, geoprocessamento, licenciamento ambiental, perícias ambientais e áreas protegidas.

Downloads

Publicado

18-12-2021